top of page

Tai chi chuan pode ser aliado em dias de pandemia

  • sitecomciencia
  • 1 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

Segundo o médico Aristein Woo, mestre de Tai Chi Chuan, o exercício é uma ferramenta valiosa para o bem estar, principalmente para idosos.


Movimentos leves e lentos. As pessoas que praticam tai chi chuan desenvolvem equilíbrio, concentração e flexibilidade muscular. De acordo com o médico Aristein Woo, referência técnica do ai chi chuan no Distrito Federal, a prática pode ser considerada um exercício aeróbico leve, equivalente a uma caminhada.

Além de promover o bem estar e trabalhar a respiração, o método é capaz de proporcionar uma melhora nas condições cardíacas e diminuir os riscos de agravamentos de doenças como a covid-19.. “No que diz respeito à hipertensão arterial, o tai chi chuan também tem efeito. Tanto pela frente de diminuir a ansiedade, quanto pela própria regulação dos sistemas orgânicos que trabalham o equilíbrio de pressão arterial” afirmou Woo.

O especialista chama atenção também para a recorrência no desequilíbrio e queda de idosos, o que gera agravamentos no quadro de saúde e até mortes. Nesse sentido, o tai chi chuan pode ser visto como uma prática corporal promissora na atenção primária à saúde (APS). Aristein Woo explica que o tai chi chuan é uma prática muito especial nesse aspecto, por ter um efeito sob o equilíbrio e é agradável. Com isso, idosos sentem prazer em praticar.

Em meio à pandemia, o especialista testemunha que a procura por tai chi chuan tem sido significativa como aliada dos profissionais de saúde para atendimentos no campo da saúde mental. Confrontados com a realidade do que acontece nos postos de saúde, clínicas e hospitais de todo o país e com o aumento no número de casos de covid-19, os profissionais buscam formas de amenizar as pressões psicológicas nesse momento de pandemia.

Aristein Woo explica que, mesmo na pandemia, alguns grupos conseguiram retomar as atividades seguindo todas as regras, uso de álcool em gel, máscaras e distanciamento. Já outros grupos, como o da Secretária de Saúde, não puderam retornar por conta de que os profissionais que comandam esses grupos estão envolvidos nas rotinas do tratamento da covid-19.


Origem nas lutas


Essa prática foi originária da China e é baseada no ba gua (arte marcial chinesa) e é conhecida não só pela saúde corporal, como a mental também. Por isso, vem sendo tão procurada em época de pandemia. O médico diz que essa arte está mais reconhecida do que era antes e pode melhorar a saúde e prevenir diversos problemas da terceira idade. No entanto, ele recomenda para todas as pessoas a diminuição de açúcar ingerido.


Por Julia Luma, Marina Sabino e Marina Tuchal


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Deixe a sua opinião

Thanks for submitting!

© 2023 by Train of Thoughts. Proudly created with Wix.com

bottom of page