Meditação: grupo no DF oferece serviço pelo youtube e whatsApp
- sitecomciencia
- 7 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Diante da crise do novo coronavírus, a prática tem sido uma alternativa para ajudar a manter a saúde mental

Praticantes de Sahaja Yoga em Brasília. Imagem: Heloisa Magalhães/Divulgação
Meditação pode fazer toda a diferença nesses dias de angústia por causa da pandemia. A novidade é que a prática pode ser adotada de forma virtual, e com resultados concretos e reais. Melhor ainda: gratuitamente. Em Brasília, um grupo composto por praticantes da meditação Sahaja Yoga tem oferecido aulas por youtube e até por whatsapp.
Heloisa Magalhães faz parte desse grupo, que se reunia antes no Lago Sul, Águas Claras, Sobradinho e Guará II. Por conta da pandemia, as práticas presenciais foram suspensas. Ela garante que, durante a pandemia, houve um aumento na procura pela meditação.
O grupo também oferece um canal de meditação online que é transmitido pelo Youtube (https://www.youtube.com/c/Medita%C3%A7%C3%A3oOnlineBR). Para os adultos a meditação acontece aos domingos às 10h e para as crianças às 15h.
Ela explica que a filosofia básica é fornecer o conhecimento e a experiência de meditação a quem procura. Por isso, o grupo mantém a gratuidade do atendimento. No site do grupo, é informado que as despesas de aluguel de locais, publicidade, impressão e outros são atendidas por contribuições voluntárias.
A atividade pode ser praticada independentemente da raça, crença, gênero, idade ou status, essa meditação tem técnicas simples e fáceis de praticar. “A meditação Sahaja Yoga é para toda a família”, destaca Heloisa Magalhães.
O que a meditação causa?
Existem diversos tipos de meditação, como por exemplo meditação tântrica, vipassana, meditação transcendental e Sahaja Yoga. Alguns exercícios usam os mantras para manter a concentração no presente, outros fazem uso de movimentos ou sensações no corpo - como a respiração - para focar a mente em um único ponto.
A meditação possui dois benefícios importantes, previne o estresse futuro e libera o estresse acumulado em nosso sistema. Ambos acontecem simultaneamente, deixando o praticante renovado e com mais alegria.
Possui também os benefícios físicos, nossa fisiologia muda e cada célula do corpo é preenchida com mais energia. Quando o nível de energia no corpo aumenta, sentimos mais alegria, paz e entusiasmo. Sendo assim, a meditação pode acarretar grandes benefícios para nossa saúde física, mental, emocional e espiritual.
Meditação Sahaja Yoga
Uma delas é a meditação Sahaja Yoga, que teve início em 1970 na Índia. Quando Shri Mataji Nirmala Devi começou a ensinar a técnica gratuitamente a um pequeno grupo de pessoas. A meditação Sahaja Yoga é bastante usada por pessoas que procuram parar de fumar, beber e usar drogas.
Após um tempo, pequenos grupos de meditação Sahaja Yoga começaram a surgir em diversos lugares do mundo, como no Brasil, começando por Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. A técnica passou a ser ensinada da mesma forma que Shri Mataji ensinava, de forma gratuita e aberta a todos os interessados.

Shri Mataji Nirmala Devi. Imagem: Web
De acordo com Heloísa, os praticantes da meditação Sahaja Yoga, apresentam níveis mais elevados que o usual de endorfina, a qual é conhecida por ativar o sistema imunológico do corpo. Isso, por sua vez, aumenta os níveis de anticorpos que ajudam a combater as doenças.
Fisicamente, a Sahaja Yoga ajuda na prevenção e cura de doenças que, de outra forma, são difíceis de curar. Ela também ajuda a alcançar o equilíbrio mental e emocional. E, espiritualmente, pode-se alcançar o nível mais alto de iluminação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas será afetada pelo transtorno de ansiedade em alguma fase da vida. Lidar com as emoções e manter a saúde mental em dia é um desafio diário. Diante da pandemia do coronavírus o quadro piora consideravelmente. Em meio a inúmeras inseguranças, as pessoas têm buscado ajuda na meditação. A prática tem crescido nos últimos meses.
Por Marina Tuchal
Comments