Yoga: uma alternativa para manter equilíbrio em tempos de crise
- sitecomciencia
- 6 de out. de 2020
- 2 min de leitura
A pandemia gerou aumento na procura de aulas on-line da prática. A Organização Mundial da Saúde enfatiza os benefícios do exercício.

Equilíbrio, força, flexibilidade e as transições rápidas entre os movimentos. Quem orienta a prática da yoga garante que pode ser uma alternativa interessante para momentos de crise como a da pandemia. As técnicas combinam respiração e meditação. A professora Carla D'Arcanchy, explica que as áreas relacionadas a equilíbrio e resiliência são acionadas no cérebro durante a atividade. Dessa forma, como aponta a especialista, tanto o emocional quanto o físico são trabalhados. Carla D´Arcanchy participa de um projeto chamado “Yoga em Movimento”, que oferece um curso on-line da prática com aulas teóricas e práticas. A yoga trata-se de uma prática física, mental e espiritual milenar que se originou na Índia.
Ela explica que a atividade traz diversas ferramentas físicas simples que podem auxiliar a lidar com transtornos como estresse, ansiedade e depressão. “Chamamos as ferramentas (da yoga) de técnicas, onde posso citar duas que considero as mais fáceis e ao mesmo tempo as mais poderosas: Pránáyámas e Samyama que são técnicas respiratórias com mentalizações e ações de concentração, meditação e consciência”, disse.
Um estudo global realizado (mês) pelo Instituto Ipsos (https://www.ipsos.com/pt-br/de-16-paises-brasil-e-o-que-mais-sofre-com-ansiedade-por-causa-da-pandemia-de-coronavirus) mostra que 41% dos brasileiros lutam contra sintomas de ansiedade durante a quarentena e 35% alegam que estão se exercitando pouco. Essas situações podem estar relacionadas, já que os estímulos causados pelos exercícios físicos ajudariam a reduzir a ansiedade. A professora salienta que o sedentarismo reflete na saúde física e mental do indivíduo, causando insônias, transtornos alimentares e dores de cabeça, por exemplo. A especialista reitera que a prática é capaz de melhorar as condições gerais do indivíduo.
Diante dos benefícios, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a yoga como prática que gera bem-estar físico e mental, que pode, inclusive, ser praticado em casa. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, citou o yoga entre as dicas para lidar melhor com a quarentena no dia 20 de março, início da pandemia.
Iniciantes
“Qualquer pessoa pode começar a praticar yoga exatamente neste momento. Não é necessário nenhum conhecimento prévio e não há alguma limitação que impossibilite a prática. Não há corpo ou idade certa para a prática”., Ela explica que a atividade lida com o corpo, a idade e a cabeça de cada um. “Se daqui a um ano você estiver diferente, tudo bem, o seu Yoga vai mudar com você também”, afirmou a professora.

Por Marina Sabino
Comments